Reorganização das salas, banheiros em todas as turmas, pintura, compra e instalação de materiais para adequação aos novos protocolos e muitas outras atividades foram levadas a cabo na suspensão do atendimento presencial.

A Baby House é uma escola que foi construída para ser Escola Infantil. Assim, desde sua construção, a estrutura foi pensada  com foco nas crianças e no seu conforto, sendo esse um aspecto essencial para o atendimento da primeira infância.

Com o retorno às atividades presenciais, contamos com uma estrutura pronta para receber as crianças. Cada sala de turma tem seu banheiro exclusivo e com isso podemos garantir que apenas as crianças daquele grupo utilizem-no. Inclusive estão identificados com o nome da turma. Alguns banheiros ficam dentro das salas e outros ficam nos corredores em frente a sala de turma que irá utilizá-lo. Nas salas em que os banheiros ficam no corredor, há pia com torneira dentro da sala, assim as crianças e educadoras poderão higienizar as mãos sempre que necessário com facilidade.

Os locais de uso coletivos também respeitam o critério de uso exigido e, somado a isso, criamos nosso próprio protocolo de uso, uma vez que temos sete ambientes coletivos fechados. Podem conhecer esses ambientes no link estrutura 72 ambientes. Sendo assim, organizamos uma rotina de uso desses espaços para que entre cada turma tenha um intervalo em sua utilização e o ambiente seja higienizado. Com todos nossos ambientes, podemos garantir que as crianças brinquem e explorem, não ficando restritas apenas às salas.

Em relação a espaços abertos, que também são fundamentais nesse momento, temos o Terraço do Sol e o Pátio das Árvores, que também possibilita que todas as crianças possam brincar ao ar livre em uma hora do dia.

Na Baby House também contamos com três refeitórios. Um apenas para os bebês de 4 meses a um ano e meio, outro para as turmas de um ano e meio a três anos e outro no andar superior para as turmas de três a 6 anos. Todos os refeitórios têm espaço grande e arejado que possibilita separar as crianças e turmas, não sendo necessário lançar mão de horários inadequados para a alimentação delas.

Nas salas dos bebês cada sala possui um trocador com pia e chuveiro aquecido. Esses trocadores são fechados e usados sempre individualmente em cada troca de bebês.

As salas de turmas também foram readequadas com os protocolos. Neste momento retiramos brinquedos de tecido, tapetes e almofadas, mas criamos outros contextos buscando brinquedos que as crianças possam utilizar, continuando a aprender de forma significativa, pois o brincar é fundamental nessa etapa do desenvolvimento.

Organizamos também duas entradas na Baby House para que não haja aglomeração e para que todos possam passar pelos tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel e medição de temperatura.

Toda nossa estrutura física já era amplamente utilizada pelas crianças diariamente. E conforme as indicações sanitárias, os protocolos de utilização desses ambientes foram criados, próprios da Baby House, e cabe destacar que somente são possíveis devido à nossa ampla estrutura.

Além disso, outra adaptação que tivemos refere-se a elaboração de kits de exploração, para as turmas que utilizam o brincar heurístico, alguns de modo individual e outros para uso em duplas ou trios de crianças, conforme o tipo de material.

Os materiais de livraria, como canetinhas, cola, tesoura, folhas, giz de cera, tintas, pinceis e muitos outros que utilizamos também passaram a ser de uso individual nesse momento. Porém, destacamos que as crianças aprendem em parceria, em cooperação e em interação e, desta forma, precisam da presença umas das outras. E seguimos estudando estratégias para que brinquem, cantem, dancem, aprendam e continuem se desenvolvendo, mesmo frente ao contexto de maiores restrições.