"Como o leite foi parar dentro da vaca?"
"Onde vivem as formigas?"
"Onde as borboletas dormem?"
"Cavando um buraco podemos chegar na China?"

Essas são algumas das muitas perguntas que as crianças fazem. Na Baby House as crianças efetivamente se envolvem e se apropriam dos conhecimentos. Muito disso se deve ao fato de que as investigação são definidas por elas. Sim, mais importante que uma lista de conteúdos são as experiências vivenciadas pela crianças. E o engajamento da criança se dá quando estas experiências e conteúdos partem de seus interesses e curiosidades.

O papel do adulto é proporcionar espaços, materiais e experiência para que a criança possa investigar e criar suas hipóteses a cerca das perguntas que elas demonstram interesse. No ano de 2019 as crianças e família conviveram com um borboletário no terraço da Baby House, pois as borboletas eram fonte de curiodidade das turmas de Maternal II e Jadim I. As crianças puderam acompanhar o nascimento das borboletas, seus hábitos e o momento de alçar voo, enriquecendo seu repertório de conhecimento com encantamento e diversão.

As crianças maiores, principalmente a partir dos três anos, já conseguem expressar verbalmente suas perguntas. Nos caso dos menores, inclusive dos bebês, suas curiosidades e interesses são identificados a partir do que demonstram pelo seu movimento, seu olhar, sua atenção, sua emoção.

Estes elementos, compartilhados com os amigos da turma, se traduzem em hipóteses de investigação e daí em atividades variadas e transdisciplinares, envolvendo arte, ciência, raciocínio, comunicação e socialização. Porque esta troca positiva vai dar frutos num ambiente de afeto, de amizade, de confiança, de cooperação entre todos. O desenvolvimento de valores e o aprendizado andam juntos na Baby House!

Para conhecer mais sobre as perguntas das crianças e os projetos na Baby House, visite o site inventacao.com. Ali você poderá encontrar alguns vídeos autênticos sobre as pesquisas que se desencadeiam a partir da escuta das curiosidades das crianças. E como elas aprendem e têm um desenvolvimento integral através dos projetos de investigação que surgem de seus interesses e curiosidades, traduzidos em forma de perguntas.

O trabalho com projetos que surgem das crianças permite a liberdade para se deslocar pelos 72 ambientes da Baby House; riqueza de materiais e experiências; espaço para as crianças conversarem com os amigos e trazerem ideias; a produção alegre e criativa; e o desenvolvimento de autonomia e habilidades. Tudo isso num ambiente de acolhimento e amizade


Baby House - Escola Infantil