Um menino nasceu, o mundo tornou a começar.
(João Guimarães Rosa)

Atendimento aos bebês: uma especialidade desde nossa fundação

Sabemos que as vivências até os dois anos de idade são cruciais para o desenvolvimento humano. Por isso, na Baby House vemos os bebês como seres humanos cheios de possibilidades, competentes, ativos e participativos. A partir desse entendimento construímos nossa forma de trabalhar e também os nossos ambientes.

Atividades planejadas com objetivo pedagógico, não apenas recreativo

A Baby House sempre foi dirigida por educadores. Além disso, sempre teve  como foco a primeira infância, fase tão importante na vida do ser humano, para, com carinho e acolhimento, aprimorar as habilidades que acompanharão as crianças por todas as fases de sua vida.

A Baby House também foi pioneira em ter professoras graduadas em Pedagogia em todas as turmas, inclusive no Berçário, habilitadas para desenvolver projetos específicos para cada grupo de crianças, em direção ao seu desenvolvimento integral.

Crianças maiores e menores do que um ano e dois meses de idade ficam em turmas distintas

Assim cada uma destas faixas etárias pode ter um trabalho direcionado para suas especificidades, que são muito distintas, especialmente em relação à motricidade, autonomia e comunicação oral.

No Berçário ficam as crianças de quatro a treze meses de idade que contam com um espaço completo para que possam realizar explorações e interagir com colegas e educadores com tranquilidade e segurança.

Já para o Minimaternal, que corresponde a quando as crianças começam a caminhar e ir em busca de outras explorações, oferecemos um espaço onde as crianças não precisam ser contidas para não caminharem sobre os menores, ao mesmo tempo em que estão sempre próximas das educadoras. E, por estarem junto de crianças de sua idade, sua fala também é naturalmente estimulada, pois buscam se comunicar com os amigos.

Saiba mais sobre o trabalho em cada uma destas turmas abaixo.

Berçário (de quatro meses a um ano e um mês de idade)

Além de tudo isso, o trabalho educativo no Berçário da Baby House baseia-se na oportunidade de movimento, na produção de significados através das interações com os objetos e os colegas e no contato com as suas emoções, sempre visando novas possibilidades de encantamento para oportunizar que juntos vivam novas experiências.

As atividades são desenvolvidas a partir da curiosidade e interesse dos bebês, o que os mantém envolvidos nos projetos

Em um ambiente rico em materiais e brinquedos, muitos deles criados pela própria equipe da escola, as educadoras observam muito os bebês. Diante disso, a professora, também pedagoga, elabora um projeto específico, que envolve e desperta interesse a todos. É isto que possibilita que na Baby House os bebês sejam atendidos em grupo, em atividades coletivas, mas ao mesmo tempo de forma personalizada, acolhedora e atenciosa, levando também em consideração suas especificidades.

De acordo com sua curiosidade e necessidade, são propostas diferentes atividades, com materiais como bolas, caixas, guizos, tecidos ou outros, desenvolvendo as percepções e os sentidos dos bebês, assim como sua experiência relativa a formas, tamanhos, cores, texturas e muito mais. Momentos da rotina, como alimentação, sono e higiene, também são encarados como oportunidades de interação e aprendizado para as crianças.

Seis ambientes exclusivos para os bebês menores de um ano: um diferencial da Baby House

Todos os ambientes são climatizados, mas também possuem amplas janelas para garantir espaços ensolarados e arejados, assim como visores para que os pais possam acompanhar as atividades.

Os ambientes são:

• Sala de Estimulação: sala principal, com espelhos, colchonete grande, muitos estímulos visuais e móbiles táteis.

• Solário: ambiente com insolação parcial, janelas amplas e visão para o pátio da escola, forrado de tatames e equipado com piscina de bolinhas, cavalinhos, barras para os bebês se segurarem e opção de carrinhos de andar.

• Hall: ambiente intermediário entre a Sala de Estimulação e o Solário, usado para atividades de grupo, como contação de histórias.

• Sala de Alimentação: local onde os bebês fazem as refeições.

• Trocador: um local higienizado para as trocas de fraldas e organizado para que os bebês possam ter um atendimento de qualidade, com muito carinho.

• Soninho: sala tranquila e aconchegante onde cada criança possui seu bercinho individual e móbiles para a instigar a dormir.

Minimaternal (de um ano e dois meses a dois anos de idade)

Maior autonomia e espaço para explorar com o corpo

Nessa idade, as crianças adoram mexer com o corpo o tempo todo. Por isso, oportunizamos a elas dançar imitando bichos, brincar com os amigos, caminhar bastante pela sala e pela escola, subir, descer e superar obstáculos, como os do Salão dos Brinquedos, do Salão das Nuvens e do Pátio, tudo com a mais completa segurança.

Desta forma as crianças são desafiadas por meio dos espaços e das atividades. Aprender a comer sozinhos, a se deslocar pelas pequenas e depois grandes escadas, comunicar-se oralmente e, mais adiante, o desfralde, são alguns dos desafios deste nível.

Há também um espaço para descansar, num sono tranquilo, embalado ao som de músicas relaxantes. Após isso, logo estão pronto para novas aventuras!

Amizade e trocas significativas como ferramentas importantes de crescimento

Nas turmas de Minimaternal, há pouca diferença de idade, em geral não maior do que seis meses. Neste nível reúnem-se os amigos que seguirão juntos nos anos seguintes da Educação Infantil na Baby House.

Vir à Baby House proporciona à criança perceber o quanto é gostoso aprender, compartilhar e conviver rodeado de amigos. Mas há também importantes e necessários desafios que surgem, como compartilhar os brinquedos e a atenção dos adultos, esperar sua vez e respeitar os colegas, entre tantos outros. E aprendem que podem ser felizes vendo o amigo feliz. Pequenos conflitos que surgem são incentivados de serem resolvidos sempre que possível por eles próprios, à medida que conseguem, e fazem parte do aprendizado de boa convivência social, amizade e limites.

Arte e criatividade no dia a dia

As crianças pintam e constroem muito e, assim, vão aprendendo a se expressar com confiança. Participam de sessões de cinema, inclusive com filmes educativos, tornando-se espectadores atentos e críticos, preparados para estar no mundo em que vivem. Ouvem boas músicas e escutam poesias, que também são importantes recursos na Educação Infantil, mesmo antes dos dois anos.


Desta forma, na Baby House oferecemos às crianças um mundo rico e cheio de possibilidades!!